quinta-feira, 11 de março de 2010

Crianças vão parar na UTI por causa de acidentes na escola

O menino Erick Teixeira Flores brincava durante o recreio, na segunda-feira, no pátio de uma escola municipal. Segundo os colegas, Erick foi empurrado e caiu sobre um degrau. O menino voltou para a sala e ainda assistiu o restante das aulas. A mãe só foi avisada do acidente quando buscou o filho na escola. Ao chegar em casa, o garoto começou a urinar sangue. "O Erick veio chorando, agachado, protegendo a barriga com a mão, chorando , dizendo que tava doendo muito”, conta Vera Teixeira Flores, mãe de Erick. A mãe então levou o filho ao hospital, onde foi feito o diagnóstico: hemorragia interna. O diretor da escola diz que não chamou a mãe, nem levou Erick ao hospital porque o aluno não apresentava ferimentos ou sintomas graves. "Na mesma hora ele foi atendido pela orientadora, teve uma funcionária que presenciou e também ajudou ele a se levantar, e foi encaminhado para a orientação educacional, porém a situação dele não se apresentava nenhuma lesão aparente", diz Marco Antônio Machado Martins, diretor da escola. A polícia pretende ouvir ainda hoje a mãe do menino e só depois deve chamar o diretor e os funcionários da escola para prestar esclarecimentos. A investigação é para saber se houve omissão de socorro. fonte:http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1523514-16022,00-CRIANCAS+VAO+PARAR+NA+UTI+POR+CAUSA+DE+ACIDENTES+NA+ESCOLA+E+EM+CASA.html

2 comentários:

  1. E agora? A Escola será punida por não ter suporte, nem profissionais de formação adequada para atender essas ocorrencias?

    ResponderExcluir
  2. É uma situacao bem polemica e delicada, em minha pratica docente quando há acidente envolvendo aluno em que não há ferimento visivel, apenas comunico ao responsavel o ocorrido.Quando há ferimento visivel( corte na cabeça por exemplo)a gestora ou a pedagoga se dirigem ao ps mais proximo para que a criança recebe ajuda medica, e comunica ao responsavel. É dificil pq a maioria das escolas nao possuem enfermarias, nem pessoas capacitadas na area da saude.
    Acredito que a escola tenha feito o que estava ao seu alcance nesse caso, no entanto me colocando no lugar da mae, consigo entender sua situacao, afinal de contas seu filho machucou-se segundo ela na escola.
    Mas acidentes podem ocorrer em qualquer lugar a qualquer hora, por azar sabe se lá de quem, nesse caso foi na escola. Enfim fatalidades acontecem!

    ResponderExcluir